Tenha cuidado ao usar suplementos para compensar uma alimentação saudável

Suplementos
Tenha uma rotina saudável na sua vida

Muito conhecidos entre pessoas de todas as idades, os suplementos alimentares têm a função de complementar a nutrição do organismo. Por isso são bastante utilizados para emagrecer ou ganhar massa muscular.

Existem diversos tipos de suplementos, cada um indicado para as necessidades específicas de uma dieta. Mas você conhece os cuidados que deve ter ao usar suplementos?

A suplementação precisa ser feita com critério, afinal, o consumo inadequado destes produtos pode pôr tudo a perder e chegar a ser prejudicial à saúde.

Atualmente, existem diversos tipos de suplementos, tais como aminoácidos, ácidos graxos, proteínas, fibras, vitaminas e muito mais.

Cada um com uma função e indicação específica, que deve ser muito bem avaliada por um profissional nutricionista.

Como saber se devemos ou não tomar suplementos?

A primeira consideração a fazer é que a suplementação de vitaminas e minerais não substitui uma alimentação saudável.

Portanto, se você sente (ou sabe) que come mal, é necessário mudar seus hábitos alimentares.

Os suplementos têm vitaminas e proteínas que fazem bem para o coração, rins, fígado e músculos. Mesmo assim, eles não substituem a alimentação. Eles funcionam como um complemento da alimentação.

Na maioria dos casos, são indicados para pessoas que apresentam uma carência muito grande de determinado nutriente.

Se você sente cansaço, sonolência e outros sintomas popularmente ligados à má nutrição e quer tomar vitaminas, ou se você tem dúvidas sobre estes suplementos, procure um médico ou nutricionista.

Juntamente com um profissional capacitado, você poderá entender se precisa realmente de suplementos e quais são os indicados para você.

Fique atento: O consumo de suplementos em altas doses pode trazer prejuízos tão graves quanto a deficiência de micronutrientes.

O tipo de comprometimento dependerá de qual item está na rotina em grande quantidade. Os acometimentos podem ser agudos, como diarreia, ou crônicos, levando à perda de cabelo e dentes e ao enfraquecimento das unhas.

Consulte um especialista para que ele lhe esclareça todas as suas dúvidas!