Saúde feminina: Entenda a importância do ginecologista

Realize consultas regulares com o ginecologista
Realize consultas regulares com o ginecologista

Você já foi a uma consulta com ginecologista este ano? Essa especialidade médica é a responsável direta pela melhoria na qualidade de vida feminina.

Por conta disso, suas consultas são indispensáveis, trazendo diversos benefícios para a saúde das mulheres de todas as idades.

A ginecologia tem, ao longo dos anos, mudado a vida de diversas mulheres por meio da prevenção de doenças bastante sérias, como o câncer do colo do útero.

Com a realização de exames de rotina periódicos, o diagnóstico de tais enfermidades se tornou muito mais precoce, garantindo um tratamento eficaz e melhores prognósticos, que tornam a longevidade feminina ainda maior.

Independente de qual fase da vida a mulher esteja, ela sempre poderá contar com um médico ginecologista para tratar das alterações do corpo, dar início a vida sexual de forma mais segura, cuidar de uma gestação ou passar pelo período da menopausa com mais tranquilidade.

A importância da ginecologia obstetrícia

A obstetrícia é a área da ginecologia que cuida da mulher no período da gravidez.

Durante a gestação, o ginecologista obstetra vai acompanhar, por meio de exames específicos, todas as transformações do corpo da mãe, além de observar a formação do feto.

É o ginecologista obstetra que vai realizar o parto da criança e cuidar da recuperação feminina após o pré-natal.

Se você está planejando engravidar, este pode ser o melhor momento para marcar uma consulta com uma profissional da ginecologia obstetrícia.

Isso porque você poderá tirar todas as suas dúvidas, pedir os exames necessários, receber as indicações de vacinação e até mesmo saber se há necessidade de ingerir suplementos, vitaminas e/ou ácido fólico.

Exame preventivo papanicolau

Esse exame preventivo atua no diagnóstico de uma série de irregularidades no aspecto das células do colo uterino. É considerado o principal método para se obter o diagnóstico precoce de lesões cancerígenas no colo do útero, antes mesmo que o quadro evolua o suficiente para externar sintomas notáveis.

Entre as irregularidades que mencionamos o exame papanicolau pode detectar:

– Clamídia;

– Sífilis;

– Gonorreia;

– HPV;

– Candidíase;

– Tricomoníase;

– Detectar presença de nódulos ou cistos.

A ginecologia eleva a sua qualidade de vida

As consultas com esse médico devem ser iniciadas logo após a primeira menstruação, na adolescência.

Isso garantirá que as meninas criem o hábito de ir ao ginecologista desde cedo, favorecendo os anos futuros.

Além da longevidade, todos esses fatores somados garantem diretamente uma melhora na qualidade de vida feminina.

Com consultas periódicas ao ginecologista, é possível garantir a saúde física e mental das mulheres.

Viver uma vida livre de dores e desconfortos, além de ter uma vida sexual ativa e feliz, são pontos cruciais para a qualidade de vida de qualquer ser humano.

Com as consultas ginecológicas, é possível que as mulheres obtenham controle de suas vidas e se conheçam muito melhor.