Saiba mais o teste ergométrico

Conheça a importância desse procedimento para a saúde

Você já ouviu falar do teste ergométrico? Esse teste avalia o sistema cardiovascular sob esforço. Daí porque também é conhecido como teste de esforço. Você começa caminhando em uma esteira parecida com as de academia, que aumenta de intensidade gradativamente, muitas pessoas correm pra valer durante o exame.

A partir de eletrodos colocados no corpo, é possível entender como o coração reage a uma atividade física. E também dá para notar a presença de dores no peito que não apareceriam se o coração estivesse em repouso. Com essas e outras informações, dá para, por exemplo, estimar o risco de infarto de alguém.

Muito utilizado na estratégia de prevenção de doenças cardiovasculares, é um exame completo e de grande valia para a realização de diagnósticos.

As principais indicações para a realização do teste ergométrico são exames de rotina depois dos 40 anos ou antes, caso o paciente tenha vários fatores de risco para doença coronariana. Além de pacientes em que existe a suspeita de alguma alteração em sua capacidade cardiorrespiratória, como insuficiência cardíaca.

O teste ergométrico necessita de uma série de equipamentos com sistemas interligados e conectados a um computador central que faz o controle de toda a operação. Veja quais são os aparelhos necessários, de acordo com a Normatização de técnicas e equipamentos para realização de exames em ergometria.

A escolha do tipo de ergômetro a ser utilizado deve ser feita de acordo com a situação de cada paciente e objetivo do exame, levando em conta que a resposta fisiológica é diferente para a esteira e para a bicicleta. O protocolo, a carga e inclinação da esteira variam de paciente para paciente e são aplicadas de acordo com a capacidade do indivíduo, com base na pré-avaliação do médico.

Vale ressaltar que, antes da realização do teste ergométrico, o médico deve explicar ao paciente todas as informações relativas a justificativa do exame, quais os riscos e como será a recuperação do paciente.