Janeiro Branco destaca importância da saúde mental

Janeiro Branco
Janeiro Branco
Campanha Janeiro Branco e a importância da saúde mental

O início de um novo ano é sempre aquele momento em que somos incentivados a olhar para o que passou e também refazer a lista de intenções (e esperanças) para o que está por vir. Hoje, nós iremos falar da campanha Janeiro Branco, confira!

Em tempos de pandemia, trazendo mudanças significativas para as nossas vidas com o isolamento social e o distanciamento das pessoas que nos fazem bem, é importante estarmos atentos ao nosso bem-estar emocional.

O Janeiro Branco é uma iniciativa popular criada e orientada por psiquiatras, psicólogos, assistentes sociais e outros profissionais da saúde com um grande e nobre objetivo: criar consciência de que é necessário cuidar da mente, da saúde mental, mais precisamente.

Segundo dados da OMS, até 2030 a depressão será uma das principais causas de doenças no mundo.

Isso é extremamente significativo visto que transtornos mentais que incluem condições comuns, como a depressão e ansiedade, aquelas agravadas por abuso de álcool e outras substâncias, além distúrbios graves e incapacitantes, como esquizofrenia e transtorno bipolar, poderão ser cada vez mais presentes na população.

Historicamente, a saúde mental foi tratada como um tabu na maior parte do mundo. Por mais que os últimos dois séculos tenham trazido grandes avanços nos estudos da Psicologia e da Medicina, o tema demorou para ser abordado como uma questão social.

Hoje, entretanto, é consenso que a saúde emocional é tão importante quanto a “física”, na verdade, ambas estão profundamente atreladas. O nosso organismo pode ser observado por uma perspectiva biológica ou psicológica, mas isso não significa que esses aspectos estão separados.

Dicas que contribuem com o Janeiro Branco

Reforçamos a importância de se ter hábitos saudáveis, tanto para o corpo quanto para a mente.

A seguir, e iremos dar algumas dicas para contribuir com a sua qualidade de vida.

Reserve um tempo para curtir a vida e a convivência com os outros;

Viva intensamente seus momentos em família;

Pratique atividades físicas;

Mantenha uma alimentação saudável;

Reforce seus laços de amizade;

Não abra mão de boas noites de sono;

Não tenha vergonha de buscar ajuda de profissionais.

O que levará cada pessoa a buscar ajuda profissional é muito particular, já que cada pessoa vive e interpreta experiências de modo particular. Porém, o principal sinal de alerta é quando percebemos que, por algum motivo não estamos nos sentindo bem.

A ajuda de um especialista é fundamental para se ter uma vida plena!